Pisos Vinílicos são cada vez mais utilizados, tem boa absorção de som, o que evita o toque-toque indesejável.
O piso vinílico é bastante resistente e tem se tornado uma opção moderna e eficiente para a aplicação em ambientes tanto residenciais, quanto corporativos. O piso vinílico é fabricado a partir de materiais reciclados. De fácil manutenção e limpeza, o piso vinílico é bastante utilizado em todos os tipos de ambientes já que sua colocação não necessita de argamassa, pois são fixados com cola e sem cola no sistema ¨Clic¨no qual as réguas são encaixadas. Pisos vinílicos pode ser aplicado sobre outros tipos de piso. O piso vinílico é encontrado em várias dimensões e padrões, permitindo a formação de desenhos e recortes durante a instalação.
Limpeza e manutenção de pisos vinílicos
Que os pisos vinílicos são materiais de qualidade cheios de vantagens e que garantem grande valorização estética para os ambientes, você já sabe.
Ótimas opções para projetos residenciais e comerciais, os pisos vinílicos são feitos em PVC (policloreto de polivinila), plastificantes e cargas minerais, sendo revestimentos duráveis, de mínimo impacto ao meio ambiente e mais acessíveis quando comparados ao porcelanato, mármore e piso de madeira maciça.
Mas, depois de instalar o piso vinílico, como realizar a correta limpeza e manutenção?
O piso vinílico é muito resistente graças à sua capa de uso feita em policloreto de vinila e tratamento em poliuretano – tais materiais são polímeros (cadeias de moléculas que se repetem por diversas vezes) e garantem que o revestimento tenha uma ótima proteção. Por conta disso, o vinílico não mancha facilmente e a sujeira e o pó não ficam infiltrados e difíceis de sair.
Para limpar o vinílico, siga o passo a passo:
1) Comece utilizando uma vassoura de cerdas macias – ela retirará os detritos mais grossos. Para quem prefere usar aspirador, o ideal é optar por um bocal de cerdas;
2) Depois use um rodo para passar pano úmido com sabão neutro, realizando a limpeza de forma uniforme por todo o ambiente;
3) Importante lembrar: não use solventes ou derivados de petróleo. Esses produtos agridem a superfície do piso vinílico;
4) Para prologar a vida útil do vinílico é possível também aplicar cera, que garantirá uma camada extra de proteção ao revestimento.
A correta limpeza feita de maneira frequente melhora a aparência dos pisos, proporciona mais durabilidade e reduz os custos para conservação.
Demais cuidados de manutenção
Além da limpeza correta, outros detalhes devem ser levados em consideração para garantir a vida útil dos pisos vinílicos. Outros tipos de revestimento precisam de tratamentos específicos – reposição de rejuntes, aplicação frequente de vernizes, raspagem e demais manutenções trabalhosas. Já o vinílico foi pensado para facilitar o dia a dia, além de manter a sofisticação e aparência por diversos anos.
Os pisos vinílicos são à prova d’água, pois seu principal componente é o vinil e ele não é afetado pela água. Mas a recomendação é evitar o contato frequente, já que grande parte das instalações é feitas com adesivo à base d’água. Sendo assim, o contato frequente com a água pode diluir o adesivo e retirar a habilidade de colar;
Para ambientes com médio e alto tráfego, como supermercados, academias e shoppings, o ideal é impermeabilizar o piso vinílico. Lembre-se de contratar empresas especializadas para ter qualidade de serviço;
Evite infiltrações: pisos vinílicos não são impermeáveis e a água pode causar danos se entrar pelo espaço entre uma régua e outra. Essa entrada de água pode causar danos estruturais muito graves ou, então, gerar mofo. Por isso, fique atento no momento de instalação, escolhendo mão de obra especializada e materiais de qualidade.